Secretaria da Saúde do ES esclarece sobre casos suspeitos de intoxicação por metanol
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou nesta segunda-feira (06) que não há casos confirmados de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas no Estado.
Até o momento, sete casos foram notificados como suspeitos nos municípios de Guaçuí, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Desses, 4 foram descartados e 3 casos em monitoramento são de pacientes do município da Serra.
Eles seguem em monitoramento de acordo com protocolo definido pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Sesa, a notificação de caso suspeito ocorre assim que o paciente dá entrada em um serviço de saúde — seja público ou privado. Mesmo que os exames clínicos apresentem resultado negativo, os pacientes permanecem em observação por 24 horas, conforme o protocolo do Ministério da Saúde.
A Secretaria reforça o alerta à população para que, em caso de sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada ou dificuldade para respirar após o consumo de bebida alcoólica, procure imediatamente um Pronto-Atendimento (PA) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES) também está disponível 24 horas por dia, todos os dias, com atendimento gratuito pelo telefone 0800 283 9904.